5.000 vagas de treinamento na China para estudantes malaios
- marlonreisadv
- 2 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
PEQUIM, 30 de maio/2024 -- Um total de 220 empresas chinesas estão oferecendo 5.125 vagas para estudantes malaios em treinamentos de curto, médio e longo prazo relacionados à Educação e Formação Técnica e Profissional (TVET), vista como uma transformação significativa para impulsionar a indústria de TVET na Malásia.
O vice-primeiro-ministro Datuk Seri Dr. Ahmad Zahid Hamidi disse que a oferta é resultado de uma colaboração entre a Organização Nacional de Trabalhadores Qualificados (Belia Mahir) e a indústria de TVET na China, especificamente o Beifang Automotive Education Group e o Tang International Education Group, através de um memorando de entendimento (MoU) assinado aqui na noite passada. Ahmad Zahid, que também é o presidente do Conselho Nacional de TVET, disse que a cota de treinamento inclui 500 vagas para estudantes malaios de origem chinesa e 200 vagas cada para a comunidade indiana, Sabah e Sarawak.
“Vários treinamentos ou cursos são fornecidos através dessa colaboração, especialmente relacionados ao campo automotivo, focando em veículos elétricos (EV), veículos de energia renovável (REV), robótica, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA).”
“O treinamento de curto prazo dura três meses, o treinamento de médio prazo por seis meses e o treinamento de longo prazo varia de seis meses a três anos”, disse ele em uma coletiva de imprensa após participar do Programa de Cooperação Educacional TVET da Indústria Internacional China-Malásia e presenciar a assinatura do MoU. Ahmad Zahid está fazendo uma visita oficial à China de 22 de maio até este sábado.
O Beifang Automotive Education Group é uma marca educacional automotiva com uma instituição independente na China que oferece um centro de pesquisa e desenvolvimento com uma grande quantidade de equipamentos de ensino prático, veículos reais, cortes e equipamentos extensivos para os estudantes desmontarem e montarem para prática.
Enquanto isso, o Tang International Education Group oferece serviços de ensino e aprendizado inteligentes, incluindo educação profissional de língua chinesa, educação vocacional, educação continuada e ao longo da vida por meio da tecnologia da informação, colaborando com especialistas e parceiros de várias áreas.
Ahmad Zahid, atual Ministro do Desenvolvimento Rural e Regional, disse que, além de ter a oportunidade de aprender TVET na China com financiamento total, esta iniciativa também é vista como um caminho para os trabalhadores qualificados ganharem salários premium quando as indústrias chinesas que investem na Malásia os contratarem.
“É totalmente financiado pela indústria na China, enquanto a Malásia apenas fornece passagens aéreas e a Majlis Amanah Rakyat (MARA) também concordou em financiar as passagens aéreas.”
“Esta oferta de treinamento já começou, e enviamos 850 estudantes malaios, com o restante começando a partir deste mês até 2025 em etapas,” disse ele, acrescentando que o custo total de financiamento para o treinamento de curto prazo sozinho é de RM30 milhões.
Ahmad Zahid disse que o Instituto China-Malásia (MCI) também fornece conhecimento básico da língua mandarim como preparação para estudantes que participam do treinamento na república.
Quando perguntado sobre a certificação para o treinamento, ele disse que é reconhecida pela Agência de Qualificação Malaia (MQA) e pelo Departamento de Desenvolvimento de Habilidades, que se uniram para formar um único órgão de acreditação para cursos relacionados a TVET.
Comentando sobre a pesquisa da Federação de Empregadores da Malásia (MEF), que descobriu que menos de 40 por cento das 262 empresas privadas pesquisadas contratam graduados em TVET, ele disse que isso provavelmente se deve ao início antecipado da oferta de treinamento e ao lançamento da Política Nacional de TVET.
“Espero que um novo estudo seja realizado pela MEF e pela Federação dos Fabricantes da Malásia (FMM) porque suas necessidades são produtividade e trabalhadores qualificados ... certamente, o treinamento interno precisa ser conduzido e a produtividade pode ser garantida.”
“Portanto, nos cursos de TVET conduzidos (por Belia Mahir em colaboração com Beifang e Tang), preparamos trabalhadores qualificados, e certamente adicionará valor à produtividade da força de trabalho envolvida em vários campos de TVET,” disse ele.

Fonte: BERNAMA
Foto: Muhammad Saufee Rosman
Comments